segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fotos V Encontro Música Tradicional Portuguesa - DouroEncanto 2013

 

Fotos do V Encontro de Música Tradicional Portuguesa - “DouroEncanto 2013”

Decorreu no passado dia 20 de Julho o V Encontro de Música Tradicional Portuguesa, “DouroEncanto/2013”, organizado pela Sociedade Columbófila Dez de Junho.
  O programa do encontro começou pelas 18.30 horas, com a receção aos grupos convidados, seguindo-se pelas 19.30 um jantar convívio, servido na Escola EB 2.3 de Medas, que se revelou uma excelente jornada de confraternização entre os grupos participantes, entidades oficiais e associações da freguesia.
  O espetáculo teve início às 22.00 horas com a atuação do grupo da casa “DouroEncanto”, que mais uma vez não deixou os seus créditos por mãos alheias, presenteando o numeroso público, com várias cantigas do seu já vasto repertório.
  Depois da atuação do DouroEncanto e com todos os elementos em palco, seguiu-se a cerimónia de entrega de lembranças, tendo na ocasião usado da palavra o Presidente da Direção da Dez de Junho, Indalécio Paiva, para agradecer a todos quantos possibilitaram a realização deste evento, nomeadamente C.M. de Gondomar, J. F. de Medas, Inatel, Agrupamento de Escolas Á Beira Douro, elementos do “DouroEncanto”, etc., referindo a boa saúde da Coletividade relativamente ás atividades desenvolvidas. O Dr. Emílio Ferreira, em representação da FCC de Gondomar, referiu também o excelente serviço que a Dez de Junho presta à comunidade e o prazer que sente em estar presente nestas iniciativas. Por fim em representação da Junta de Freguesia de Medas, o Dr. Sandro Gonçalves, destacou a satisfação que sentia por estar presente num evento deste género, relevando o papel da Dez de Junho na freguesia. Destacou ainda que o DouroEncanto é já um dos grandes embaixadores da freguesia, não só pela forma como recebe os seus convidados, mas também pela cultura e tradições que leva pelo país fora.
  Depois da troca de lembranças e dos discursos, breves como se impunha, atuou o Grupo de Cantares de Sousel, primeiro grupo alentejano a estar presente nestes Encontros e que trouxe com o seu sotaque, o brilho caraterístico das tradições alentejanas, deixando em palco durante meia hora toda a riqueza cultural da sua terra.
  Do Alentejo viajamos até terras do Barroso, com a presença do Grupo de Cantares da Serra do Leiranco, da freguesia de Sapiãos, Concelho de Boticas, que encantou a assistência com temas dedicados às fainas agrícolas, nomeadamente as ceifas, desfolhadas e vindimas.
  Por fim e a encerrar o espetáculo, subiu ao palco o Grupo de Cantares da Santa Casa da Misericórdia da Nossa Senhora dos Milagres de Oliveira de Frades, um grupo jovem mas muito divertido, com uma componente instrumental muito forte, que prendeu a asistência até ao último momento.

  Mais uma vez e em simultâneo com o Encontro, decorreu uma exposição de artesanato, com a presença de artesãos maioritariamente das Freguesias de Medas e Covelo, muito do agrado dos expositores e do muito público que a presenciou.

Sem comentários:

Enviar um comentário